Pois bem, feriadão passou e eu aproveitei para inventar moda! E dessa vez a arte foi o tie dye!
Já havia um bom tempo que eu não me arriscava por esse caminho. Meu primeiro tie dye foi quando eu fazia design de moda, e lá se vão uns bons anos (velhinha eu)!!!!!
Mas como a moda voltou, e meus dedinhos estavam aflitos por uma fanfarronice, resolvi arriscar a técnica! Peguei uma blusinha branca que estava dando sopa por aqui, corri no armarinho mais próximo para comprar os colorantes e pronto! Logo resolvi o problema que me afligia (risos)!!!!
Agora eu vou ensinar tudinho pra vocês!!!!
Não tem complicação, é tudo muito fácil de fazer!!!
Você vai precisar de:
- Uma camisa na cor branca (modelo de sua preferência);
- 2 tonalidades de colorante para tecido na cor cinza e marinho (aqueles que você compra em armarinhos da marca Guarany);
- Uma panela bem grande (eu usei uma panela de pressão).
Mão a obra:
Pegue a blusa, dobre-a ao meio, e vai enrolando, como se fosse um rocambole.
Encha a panela com água até visualizar que possa comportar boa parte da blusa. Coloque no fogo e deixe a água ferver.
Quando a água começar a ferver, despeje o colorante na cor azul. Logo em seguida, dá uma boa misturada, desligue o fogo e coloque a parte superior da blusa dentro da panela, atingindo até o ponto que você quer que tinja.
Detalhe: Para ficar uma tonalidade de azul degradê, marque um ponto visual na blusa. Primeiro você coloca uma parte imergida na coloração e depois quando você perceber que a coloração já está mais fraca, você emerge rapidamente a outra parte que gostaria que ficasse mais clara. Mais ou menos assim:
Pronto, agora é só colocar a blusa pra secar! De preferência a parte tingida virada para baixo, ok? E na hora que tirar a blusa da panela, não torça. Leve-a pingando até o varal!
Enquanto a blusa dá uma secadinha, você vai preparando novamente a água quente para lhe dá um outro banho de coloração.
Novamente, água fervendo, colocar a outra coloração, mexer, apagar o fogo e colocar a parte branca que não foi tingida. Mas da mesma forma, marcar um ponto visual para a coloração pegar mais forte em uma parte. Depois que a coloração já estiver fraca, você imerge rapidamente a outra parte. Se quiser deixar 1cm da cor natural da blusa (branco) entre as duas cores, está valendo. Essa foi minha opção! Confere só na foto:
A coloração pegou tudo o que tinha pra pegar??? Pronto! Sua blusa já está pronta! Agora é só levá-la para o varal (sem torcer viu meu povo) e esperar o resultado. Pois em um tingimento, nunca sabemos qual será o resultado!
Mas vocês devem estar se perguntando? Ué, mas não tem que passar uma água com sal ou um fixador para a tinta fixar melhor no tecido? Sim, sim!!! Mas preferi não arriscar no momento! Já que poderia manchar na hora, pois a coloração ainda estava fresca! Preferir dar esse banho de fixador logo após que ela secasse para evitar que a blusa inteira fosse manchada.
Gente, essa foi a minha forma de fazer tie dye! Mas muitas pessoas possuem sua própria receita! Aí vai de cada um.
Bom, depois de seca, minha obra ficou assim ó:
Hummm!!! Adorei!!! Estilo hippie chic!!! Imagina essa camisa com uma legging preta, dourada ou azul hen??? Puro luxo!!! Uma sapatilha fofix também cairia super bem!!!! Fica a dica!!!!
E aí? Também é adepta do tie dye???? Tá cheia de peças feitas por você??? Envia pra gente!
E-mail: hojeeuvouassimvintage@outlook.com
Será um prazer ter você como colaborada!!!!
Espero que tenham gostado do post de hoje!
Beijokas
eu nunca tentaria fazer isso em casa, sou um desaste com tinturas!!! rs!
ResponderExcluirmas legal esse passo a passo, bem que você poderia mostrar a parte do banho de sal, né... não entendi muito como é isso...
❤ xO!
Blog da Sandra Costa
hahahahahahah!!! Duvido que você seja desastrosa!!!!!
ResponderExcluirMas o banho de água de sal é mole.
Em um balde, você coloca água e umas 2 colheres de sal e mergulha a blusa. Prontinho! Mas fiz isso depois que ela tinha secado por total! Preferi não arriscar! Afinal coloração é um problema sério!!! hahahahah!
Explicado????