30 de março de 2014

Emassando um rodapé


É isso mesmo que vocês estão pensando! Resolvi colocar a mão na massa novamente e terminar (ou começar) minha pequena reforminha no meu apê.

Como muitos brasileiros nesse mundão de meu Deus, moro de aluguel. E meu apezinho, apesar de ser até grandinho, é bem antiguinho e precisa desesperadamente de muitas reformas. Começando pelos rodapés, que é a parte que mais me afeta. Como muitos apartamentos antigos, ele ainda é de madeira, e pela idade do imóvel, a madeira já está toda ruinzinha, pra não falar péssima! 

Já havia feito um pequeno ajuste nos rodapés e paredes da minha sala e do meu quarto. Mas com esse negócio de bazar e faculdade me tomou muito tempo e não tive se quer o ânimo de voltar a mexer. Mas agora tô super animadinha e comecei a arrumar meu futuro quarto da costura. De onde futuramente sairão pecinhas maravilhosas pra vocês adquirirem no bazar do Hoje Eu Vou Assim Vintage!

Pensando nisso, hoje mesmo já comecei a desocupar, limpar, emassar os rodapés e alguns buraquinhos indesejados nas paredes. 

Como adoro compartilhar com vocês essas coisinhas de decoração (ok! Não é decoração, mas é algo que um dia pode fazer toda a diferença na sua vida!) montei um passo a passo muito humilde só pra ajudar algumas leitoras do blog que enfrentam o mesmo problema e pensam que é muito difícil emassar uma parede ou um rodapé.

Por pura experiência, pois já emassei as paredes e os rodapés da minha sala e do meu quarto, digo que é muito simples! Juro! Nem falo que o trabalho é enjoadinho porque não é. O que mata, pelo menos em mim, é esperar o tempo certo que a massa requer, pra eu começar a pintar e fazer as outras coisas que devem ser feitas. Sofro desesperadamente de ansiedade, e por isso posso dizer que a espera é a pior parte.

Bom, então vamos lá! Você vai precisar de:

- Uma espátula;
- Uma colher de cozinha;
- Massa corrida;
- Massa F.12 (madeira em massa)

Fica a dica: Na loja Palácio das Ferramentas na Rua Buenos Aires n°150 Centro - Rio de Janeiro, você encontra esses materiais super baratos.



1- Primeiro você vai começar limpando as paredes e rodapé. Tire bem a sujeira pra ela não grudar na massa e até mesmo dar um efeito mais liso na hora de emassar.




Pela parede pintada vocês podem até perceber que comecei a mexer no espaço, mas não terminei. Isso faz meses e mais meses! Já até perdi a conta hahahahah!

2 - Depois das paredes e rodapés limpos, com uma colher, você vai retirar da lata de massa corrida, uma pouco de massa e com o dedo indicador vai pegando um pouquinho dessa massa e passando na fresta do rodapé entre a madeira do rodapé e o chão no sentido horizontal. Caso tenha frestas muito grandes, pode colocar bastante massa corrida até preencher totalmente o buraco.






3 - Já no caso de buracos nas paredes, você também fara´um procedimento parecido. Retire com uma colher um pouco de massa corrida da lata e vá aos poucos transferindo para a espátula. Logo em seguindo passe essa espátula que contem a massa corrida na parede de baixo para cima. Sempre tentando preencher o buraco. Use a quantidade que for necessária até conseguir fechar o buraco. Não se preocupe com os altos e baixos que podem ficar na hora de emassar, dando aquela aparência de crosta na parede ou no rodapé porque isso depois vamos acertar com uma lixa e deixar bem lisinho.




4 - Feito isso, espere secar por pelo menos 7h. (É demorado eu sei ... mas fazer o quê?)

5 - Depois de seco, você vem com a F.12. O que é a F.12 e ela serve pra quê? Fácil essa pergunta! A F.12 é tipo uma massa corrida, só que ela é própria para madeira. A partir do momento que você passa e ela seca, por incrível que pareça essa massa vira uma madeira. Isso permite que se o rodapé for molhado, ele não dissolva, pois a massa corrida que foi usada primeiramente é mais utilizada em parede mesmo. Nesse caso específico, usei a massa apenas pra preencher os buracos, e pra dá acabamento mais confiante, usei a massa de madeira que não deixa causar nenhum dano ao rodapé.

6 - Emassado mais uma vez com a segunda massa, no mesmo processo que o primeiro, você já pode usar a espátula para amenizar a sujeira e lambança que você deverá ter feito. (risos) Mas atenção, vá cavucando devagar pra não soltar a massa do rodapé por ela ainda está um pouco molhada com essa segunda camada.






7 - Agora amiga, é só esperar o outro dia pra voltar a mexer! Deixe o local bem arejado pra secar mais rápído e no dia seguinte você volta a colocar seus planos em prática!



Meu cantinho da costura está só de standby por hoje! Amanhã volto a ativa pra lixar os buraquinhos na parede que foram emassados e dar uma lixadinha nos rodapés pra tirar o grosso da massa!

E aí? Gostaram da dica super fácil pra arrumar sua casinha? Tá vendo que nem sempre um pedreiro é essencial em nossas vidas? 

Se gostou da dica, fica ligadinha que amanhã tem continuação!



Beijos

5 comentários:

  1. Estou precisando fazer um reparos pequenos no rodapé do meu quarto, assim parece até ser fácil! Me animei!

    bjs

    http://femmetoilet.blogspot.com
    http://facebook.com/fmm.blog

    ResponderExcluir
  2. Sou Fã! Rs, sério adoro seus Posts, e estou querendo dar uma reformada aqui em casa, que tá sinistor o negócio... 1001 uitilidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah!!! Por aqui a coisa tá tbm!!!
      Se gosta de colocar a mão na massa, fica ligadinha porque vai rolar o passo a passo de como pintar uma parede!!! Logo logo rola o post!

      Beijos

      Excluir
  3. Oiii!
    Tive trecos agora quando eu vi meu blog ali na tua lista de favoritos! <3

    E sim, eu também coloco a mão na massa! Minha casa eu e meu noivo pintamos tudoooo! Além de ficar bem do jeito que a gente quer, dá pra poupar uma boa graninha em mão de obra né!

    Beijos! :)
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Qual a melhor maneira de limpR is excessos ?

    ResponderExcluir