19 de agosto de 2014

Como higienizar uma roupa comprado em brechó





Muitas pessoas não se importam com essa etapa de higienização de roupas compradas em brechós, simplesmente colocam na máquina de lavar e seja o que Deus quiser. Bom, caras brecholeiras, não é bem assim que funciona. Sabemos muito bem que na maioria dos brechós as roupas são bem sujas, empoeiradas e cheias de ácaros. Não que isso seja um empecilho para não comprarmos, ao contrário. No meio dessa fuzarca toda, sempre há muitas raridades. E é isso que impulsiona nossos garimpos! 

E foi pensando exatamente nisso, que hoje resolvi fazer um post com o "meu" passo-a-passo para higienização das roupas de brechó. Pra quem é minha cliente, não precisa ficar preocupada pois sigo todas as etapas de higienização rigorosa. Zelando pela higiene das minhas peças e pensando na segurança de vocês clientes, montei meu próprio processo de higienização. Claro, que seguindo o processo base.

Pra vocês terem uma noção, passo as roupas por dois processos de lavagem e um processo de molho, utilizando produtos que limpem profundamente a sujeira acumulada mais pesada, que desinfetem e tirem o cheiro de guardado e os ácaros.

Confira o passo-a-passo:

- Primeiro as peças são lavadas a mãos com sabão de coco. 

- Depois das peças lavadas e enxaguadas, elas vão para uma bacia com água morna, vinagre e álcool. E ficam de molho alí por uns 20 min.

- Após os 20 min., elas são enxaguadas novamente e levadas para a máquina de lavar. Aí sim a lavagem será tradicional.

Pra vocês intenderem um pouco como cada produto utilizado na higienização reflete na roupa, preparei essa explicação básica:

SABÃO DE COCO: O óleo de coco funciona como alvejante e amacia as roupas. Basta lembrarmos da nossa vovó falando que quando a gente tem uma bijuteria de prata que escurece é só colocar ela de molho na água com sabão de coco que ela fica clarinha! Daí a importância de lavar com sabão de coco. Limpeza total!

VINAGRE: Elimina o cheiro de mofo e outros cheiros indesejáveis, manchas (principalmente aquelas amareladas embaixo do braço) e eliminam os resquícios de sabão e produtos químicos na peça.

ÁLCOOL: O álcool ajuda também na limpeza profunda, retirando manchas, matando ácaros e desinfetando as peças.

Depois disso é só esperar a roupa secar, tirar do varal, colocar aquela água de passar bem cheirosa, passar e PRONTO! Ela está prontinha pra ser usada! E melhor, limpinha ... limpinha!

Então não esqueçam! Sempre que comprarem peças de brechó SEMPRE  façam esse processo de limpeza. É fundamental para a peça e principalmente para vocês!

Espero que tenham gostado da dica!


Beijos
Marisol Ribeiro

16 comentários:

  1. Ótimo post!
    Qual o tipo de vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o vinagre de maçã, mas acredito que se for outro também não tem problema não!

      Excluir
  2. Marisol, comprei uma bota de camurça num brechó, posso fazer esse mesmo procedimento que você falou sem danificar a camurça? Se não, o que você me aconselha?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Quanto de álcool e vinagre usar?

    ResponderExcluir
  4. Qual o tipo de álcool você usa na lavagem?

    ResponderExcluir
  5. muito bom! obrigada!
    mas uma questão: comprei uma blusa no brechó que não me sinto bem colocando na máquina de lavar, parece delicada.. tem problema pular esse passo da lavagem?

    ResponderExcluir
  6. Mesmo lavando a mão ainda temos que lavar na máquina?

    ResponderExcluir
  7. Eu já deixava de molho com água e lisoforme por 30 mim depois colocava na máquina, agora com vinagre e álcool é melhor assim, pois são produtos mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem ideia de quanto colocar de vinagre e alcool mais ou menos? e é a mesma proporção de vinagre e alcool?

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada por esse post! tive que repetir o processo duas vezes, pois a peça estava impregnada de perfume e cheiro da pessoa, usei quase 1 litro de vinagre kkkk mas deu td certo!

    ResponderExcluir