22 de dezembro de 2014

Um pulinho em Paraty


Novembro eu e meu namorado resolvemos tirar 3 dias de folga da correria na Cidade Maravilhosa para curtir um descanso em Paraty. Já estávamos falando isso há meses, mas nunca conseguíamos tirar um dia pra fazer a viagem. Infelizmente não demos muita sorte, pois justamente os dias que iríamos viajar, o sol não ia dar o ar da graça. Como já havíamos reservado a pousada não tinha muita coisa a ser feita, a não ser perder o sinal que já havíamos dado ou irmos assim mesmo com o tempo ruim, e no final foi o que fizemos. Já que não iríamos aos passeios maravilhosos nas praias locais por causa da possível previsão de chuva, que viesse então os passeios debaixo d'água pela cidade, um mergulho com o dia chuvoso, os bons drinks, a comilança nos restaurantes, os garimpos na Saara local e a preguiça na sacada do quarto apreciando a vista.

Então fomos a Paraty, saímos do Rio na terça pela manhã e chegamos lá pelas 14h. Um total de 4h de viagem. Ufaa! Apesar da vista maravilhosa no percurso, é uma viagenzinha bem cansativa. Mas recomendo. No final, mesmo com chuva Paraty é bom demais.

Ficamos acomodados na Pousada do Cais. Ela fica no centro histórico e bem no cais mesmo, tem uma ótima localização. Escolhemos o melhor quanto, que é o que tem 2 varandas para o mar. O que as outras pousadas no centro histórico não tem. A maioria são no centro histórico de frente para a rua, essa é uma das poucas privilegiadas. Os funcionários são super simpáticos e prestativos. A pousada tem um ótimo serviço, é super limpa, decoração super bacana e café da amanhã ótimo e ainda indica empresas de sua confiança para fazer os passeios turísticos, que costumam ser mais baratos que os oferecidos na rua. Não tenho nada a reclamar da pousada. Me acomodaria fácil nela novamente.






 (A pousada é simples e não tem luxo.)


(A vista da varanda.)

 Bem, apesar de termos chegado cansados, o solzinho ainda fazia as honras da casa. Então aproveitamos para conhecer a minúscula cidade e fotografar um pouquinho.







 (Um achado. Em pleno centro histórico de Paraty existe um brechó.)




(O centro histórico é assim, tudo muito rústico e lindo.)

Depois de tanto andar e fotografar resolvemos parar para conhecer o comércio local. E depois de uma andança sobre aquelas pedras enormes, debaixo de um sol a pino e uma laricazinha, resolvemos parar na boa da cidade. O boteco da pracinha. E ó, não nos arrependemos nadinha. Cerveja gelada, torresmo do bom e musiquinha típica na praça para alegrar nossos ouvidos. Foi uma noite incrível, das boas! Bem coisa de interior!






No dia seguinte e nos outros também, não para nossa surpresa, o sol não deu as caras.


(Ahhhh, se fosse um dia de sol!)








 (Paraty e suas ruas alagadas.)



E o restante da viagem foi assim, passeios na cidade, almoços em restaurantes diferentes, mais passeios, comprinhas, fotos, mergulhinho no mar pra amenizar o calor, pezinhos molhados com as chuvas inesperadas, cerveja e muita cerveja, comilança e muita comilança. Queria tanto aproveitar aquele momento com o love que acabei esquecendo, ou melhor, confesso que deu aquela preguicinha de ficar fotografando tudinho em detalhes todos os lugares que eu ia, o que eu comia, o que eu bebia, o que eu comprava, hahahahah. Mas já já, faço uma listinha dos lugares que fui e indico em Paraty.

Bom, sexta-feira chegou e com ela a nossa despedida da cidade. Pela manhã, quase arriscamos um passeio particular de barco, porque o sol tava no alvoroço pra sair, mas depois ele desanimou e deixou o show para as nuvenzinhas negras! Então fomos embora com gostinho de quero mais sem ao menos conhecer as praias de águas cristalinas que estávamos planejando conhecer.

Resumo da viagem: paz, amor e magia. Três palavras que definem Paraty. Se quero voltar? Lóoogico. Ainda pretendo conhecer os lugares maravilhosos que a cidade tem pra me mostrar. Os habitantes são de uma educação tremenda, carinhosos com os turistas e sempre prontos a auxiliar no que for. Mais um ponto positivo para minha volta.

Agora vem as recomendações boas e ruins! Confere:

- Para as moçoilas que pretendem visitar a cidade. Favor esquecer os sapatos de salto em casa. Sem mi mi mi! É completamente inviável andar pelas ruas do centro histórico de Paraty sem ser de chinelo, sapatilha ou rasteirinha. Confesso que o melhor de todos são as havaianas, porque com as sapatilhas e rasteirinhas você vai escorregar toda hora, por incrível que pareça hahahaha. As pedras são enormes e você escorrega facilmente, e também tem o detalhe de virar o pé toda hora quando vai olhar os casarões e as lojinhas. Vai por mim, essa é uma super dica. Depois não fala que eu não avisei.

- Passei perrengue com as sorveterias de Paraty. Estava louva pra tomar um sorvete gostoso. Comprei sorvete em quase todas as sorveterias, das baratas até as mais caras e o sorvete era péssimo. Puro gelo e sem gosto. Até o Miracolo Sorveteria que tem perto da praça central que vende até sorvete de Kinder Ovo é HORRÍVEL. Só consegui comprar sorvete bom na sorveteria que fica dentro do centro histórico, que se chama Ice Paraty Brasil Sorveteria. Uma delícia. Podem comprar que eu garanto a belezura!

- Uma loja que vocês também precisam conhecer quando forem a Paraty, é o Armazem Paraty. Uma loja que vende artesanato indígena. As peças são caras, mas tem cada coisa para casa, decoração e acessórios que é a coisa mais linda. Comprei uma bolsa lá e paguei R$60,00 por ela. Parece uma bolsa de carregar cobra hahahhaha, mais foi amor a primeira vista, não resisti :)



(Bolsa Xingu)

- Já restaurantes e afins indico:

Restaurante Tailandês que fica no centro histórico: Pura gostosura e saudável. O drink de manga então, afff! Só Jesus na causa. Fica bêbada sem nem sentir hahahahah! De tão gostoso que é!



Restaurante Benditas que fica no centro histórico: Carinho, mas vale super a pena. Comida boa, drink maravilhoso e musiquinha ao vivo top. Deu vontade de levar a cantora pra casa :)


Café Pingado: É o café dos gringos. Quando fui estava super cheio e de brasileiros só tinha eu e meu namorado. O resto tudo gringo!



- Agora não indico nem para o sorvete e nem para o almoço o Miracolo. É um restaurante italiano que fica perto da praça no centro histórico. Não gostei da massa. Pedi um inhoque e não gostei muito. Mas isso varia de gosto para gosto. De repente eu que sou chatinha mesmo hahahahah!


Bom, gente, é isso. Espero que tenham curtido as dicas de Paraty. Gostaria de ter fotos belíssimas da cidade e de suas praias em dias lindos de sol, mas vou ter que deixar para minha próxima ida. De qualquer forma, é uma cidade linda faça chuva ou faça sol. E super indico a visita.

Beijos gente <3

Marisol Ribeiro

Um comentário:

  1. Que lugar lindo,quero muito poder ir um dia
    tem tantas casas lindas né.
    Beijos
    http://cherrycriis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir